
Arteterapia
A Arte em seu lugar terapêutico, fornece materiais, técnicas e atividades diversas cuja matéria e processos expressivos têm o intuito de provocar uma produção simbólica. Os símbolos nos auxiliam a identificar, compreender, relembrar e reparar estruturas psíquicas com o objetivo de ampliar e emancipar nosso ser no mundo.
O processo arte-terapêutico possibilita a partir da atribuição de significados a experiências únicas e pessoais, na dialética com o coletivo, por vezes inacessíveis se não estimuladas, que novos conteúdos venham à tona, ampliando nossa consciência sobre nós mesmos, sobre os outros com os quais nos relacionamos e também sobre o mundo em que vivemos.
Essa ampliação da consciência permite que tenhamos vivências mais plenas e apropriadas de significado e sentido. Isto contribui para ativação de potencialidades, construindo, reconstruindo, cuidando, ajustando, integrando e transformando subjetividades e suas relações a partir da expressão artística.
As atividades incluem materiais (tintas, gizes, lápis e canetas, fios e linhas, papéis, têxteis, suportes diversos...) e técnicas expressivas (pintura, colagem, escrita, costura, modelagem, expressão corporal, fotografia, construção de objetos, jogos...). Por meio das atividades expressamos emoções e afetos, exercitamos a criatividade e também podemos relaxar, (re)encontrar prazer e estar presente.
