
O papel da terapeuta através de um processo dialético
Conhecer a singularidade de cada pessoa a partir de escuta ativa e reflexiva, por meio do cuidado e do acolhimento.
Apontar contradições a partir da análise do social na perspectiva individual e coletiva, contribuindo para a integração do afeto, pensamento e ação, ampliando a consciência.
Co-nomear afetos e sentimentos para simbolização, auxiliar na atribuição de significados a aspectos inconscientes, na dialética com a consciência, de conteúdos herdados da trama cultural, social e política na qual se insere cada pessoa, configurando sentido à experiência vivida.
Trabalhar colaborativamente, compartilhando a costura do processo terapêutico, criando condições afetivo-emocionais para elaboração e direcionamento da atividade.
Mediar o encontro com a autonomia e a emancipação possíveis, superando identidades alienadas por determinações sócio-históricas e condições opressivas.
Identificar e legitimar potências e possibilidades de novas formas de relação consigo, com o outro e o mundo.
Favorecer o controle de cada pessoa da própria existência, num processo de contínua transformação.

Olá, eu sou a Marina Sant'Anna
CRP 06/61111 | ATTESP 836/1021
Como psicóloga clínica e social, e arteterapeuta, sou muito interessada no ser humano, nas diferentes culturas e nas muitas possibilidades do existir. E busco cada vez mais promover a conexão com outros seres e organismos não humanos, para a cooperação e a não objetificação e dominação.
Comprometida ética, estética e politicamente com a atuação profissional, estou conectada com a produção material e simbólica do tempo em que vivo, o que inclui estar atenta às relações antagônicas de poder, e como elas nos atravessam.
No meu percurso profissional participei de coletivos e projetos sócio comunitários nas áreas de cultura, meio ambiente, saúde e direitos humanos. Atuei muitos anos como psicóloga em instituições públicas e privadas, com ênfase em políticas públicas e no cuidado em saúde mental, redução de danos e HIV/AIDS.
Atualmente estou voltada para o desenvolvimento de intervenções e pesquisas nos campos da psicoterapia e da arteterapia.
Formada em psicologia pela PUC-SP, pós graduada na Clínica em gênero e sexualidade na perspectiva sócio-histórica (PUC-SP), pós graduada em Psicologia política, políticas públicas e movimentos sociais (USP). Também pós graduada em Arteterapia (UNIP), tenho graduação, incompleta, em Artes Visuais (UNESP).